sábado, 2 de junho de 2012

Espeleólogos descobrem novas rachaduras em cavernas de Montes Claros depois dos tremores


Espeleólogos descobriram novas rachaduras em cavernas, em Montes Claros. Blocos de rocha teriam se soltado depois dos tremores registrados na cidade. Um perigo para quem pratica o montanhismo. Para avaliar as possíveis causas e a intensidade dos abalos, oito sismógrafos começaram a ser instalados no fim de semana.

Três equipamentos estão sendo montados por uma equipe da Universidade de São Paulo e ficarão por tempo indeterminado na cidade. Montes Claros despertou a atenção dos especialistas e engenheiros após os consecutivos tremores de terra. A região que até os últimos abalos não possuía nenhum sismógrafo, agora conta com oito aparelhos. Cinco vão ser disponibilizados pela Universidade de Brasília.
O primeiro deles, instalado em uma área isolada na região sul da cidade, vai exigir um levantamento contínuo de dados no local. O sistema permite uma transmissão de dados via satélite que possibilita o acesso a informação no momento em que o tremor acontece. Mas, segundo o engenheiro da USP, Luiz Gargalho, não é possível prever qualquer tipo de abalo sísmico.
Na região noroeste da cidade, esta equipe de espeleólogos estudam as consequências dos abalos no conjunto de cavernas da região. Na semana passada, o MG InterTV mostrou algumas formações que foram danificadas na gruta Lapa D’água, dentro do Parque Estadual da Lapa Grande. Algumas colunas, estalagmites e fragmentos de rocha se desprenderam do teto.
Acompanhamos o trabalho da equipe em uma avaliação feita nas cavernas do Pico do Urubu. Estudo feito no interior das formações rochosas, que segundo o espeleólogo Eduardo Gomes, é necessário.
Na região, muitos montanhistas aproveitam da beleza do local e das formações rochosas para praticar o esporte. Márcio Henrique Prates, montanhista, diz ter percebido as modificações e tem tomado os cuidados necessários.
Na semana passada, o governo do Estado confirmou que em andamento a compra dos equipamentos para a estação sismológica, que será montada na Unimontes. A previsão é que ela comece a funcionar ainda esse ano. Também foi anunciada uma parceria com um instituto japonês, para orientar a população sobre os cuidados em caso de tremores. Nesse caso, o trabalho não tem data para ser realizado.
Montes Claros registrou mais um tremor de terra.
Nesta segunda-feira às 12:28, foi registrado o sexto tremor de terra na cidade de Montes Claros. Segundo dados do Observatório Sismológico de Brasília esse tremor atingiu 2,1 graus na escala Richter.